Pedra Bonita

1995

Independente / Biscoito Fino

  1. Enviesado (Mario Adnet/Alberto Rosenblit)

    Enviesado

    (Mario Adnet/Alberto Rosenblit)

    Ficha técnica

    Mario Adnet violão
    Rodrigo Campello violão aço, percussão adicional e voz
    Paulo Sérgio Santos clarinete
    Jaques Morelenbaum cello
    Zeca Assumpção baixo
    Marcos Suzano percussão

  2. Macunaíma suite (Mario Adnet)

    Macunaíma suite

    (Mario Adnet)

    Ficha técnica

    Mario Adnet violões
    Paulo Sérgio Santos sax soprano
    Jaques Morelenbaum cello
    Marcos Suzano pandeiro

  3. Vocês querem ouvir jazz? (Mario Adnet/Bernardo Vilhena)

    Vocês querem ouvir jazz?

    (Mario Adnet/Bernardo Vilhena)

    Ficha técnica

    Joyce voz
    Mario Adnet violão e voz
    Cristóvão Bastos piano
    Fernando Moura teclado
    Jaques Morelenbaum cellos
    Zeca Assumpção baixo
    Tutty Moreno bateria

  4. Do dia pra noite (Mario Adnet/Bernardo Vilhena)

    Do dia pra noite

    (Mario Adnet/Bernardo Vilhena)

  5. Pedra Bonita (Mario Adnet)

    Pedra Bonita

    (Mario Adnet)

    Ficha técnica

    Mario Adnet violão e voz Rodrigo Campello violão soloCristóvão Bastos piano Zeca Assumpção baixo Duduka da Fonseca bateria e tamborim Ion Muniz sax tenor

  6. Angra (Mario Adnet/Rodrigo Campello/Carlos Sandroni)

    Angra

    (Mario Adnet/Rodrigo Campello/Carlos Sandroni)

    Ficha técnica

    Lisa Ono voz Mario Adnet violão e voz Cristóvão Bastospiano Fernando Moura teclado Arthur Maia baixo Paulinho Braga bateria Paulo Guimarães flautas

  7. Desafinada (Mario Adnet/Claudio Nucci)

    Desafinada

    (Mario Adnet/Claudio Nucci)

    Ficha técnica

    Maúcha Adnet voz
    Mario Adnet voz e regência
    Cristóvão Bastos piano
    Zeca Assumpção baixo
    Paulo Guimarães flauta alto
    Muiza Adnet intermezzo vocal
    Quarteto de Cordas:
    Michel Bessler violino
    Bernardo Bessler violino
    Marie Christine Bessler viola
    Alceu Reis cello

  8. Quase (Mario Adnet/Carlos Sandroni)

    Quase

    (Mario Adnet/Carlos Sandroni)

    Ficha técnica

    Claudio Nucci voz
    Mario Adnet violão e voz
    Rodrigo Campello guitarra
    Paulo Guimarães flauta
    Jaques Morelenbaum cello
    Edú Szajnbrum percussão
    Maúcha, Inês e Muiza Adnet vocal

  9. Pálida (Mario Adnet)

    Pálida

    (Mario Adnet)

    Ficha técnica

    para meu tio de Viena, pianista Hans Graf

    Ivan Lins voz
    Mario Adnet violão e regência
    Paulo Guimarães flauta alto
    Quarteto de Cordas:
    Michel Bessler violino
    Bernardo Bessler violino
    Marie Christine Bessler viola
    Alceu Reis cello

  10. Maracangalha (Dorival Caymmi)

    Maracangalha

    (Dorival Caymmi)

    Ficha técnica

    Antonio Carlos Jobim piano
    Mario Adnet violão e voz
    Zeca Assumpção baixo
    Duduka da Fonseca bateria
    Rodrigo Campello guitarra solo
    Paulo Guimarães flauta alto
    Maúcha, Inês, Muiza e Chico Adnet vocal

  11. Cadê Mimi (João de Barro/Alberto Ribeiro)

    Cadê Mimi

    (João de Barro/Alberto Ribeiro)

    Ficha técnica

    Mario Adnet violão e voz
    Paulo Guimarães flauta alto
    Jaques Morelenbaum cello
    Fernando Moura teclado
    Zeca Assumpção baixo
    Marcos Suzano percussão

  12. Geraldofla (Mario Adnet/Bernardo Vilhena)

    Geraldofla

    (Mario Adnet/Bernardo Vilhena)

    Ficha técnica

    Lobão voz
    Paulo Moura sax alto
    Mario Adnet violão e voz
    Rodrigo Campello guitarra
    Fernando Moura teclado
    Maúcha, Inês, Muiza e Chico Adnet vocal
    Baticun, Marcos Suzano, Jovi Joviniano, Carlos Negreiros e Beto Cazes percussão

  13. Trote da raposa / Cancão para Inglês ver (Mario Adnet)

    Trote da raposa / Cancão para Inglês ver

    (Mario Adnet)

    Ficha técnica

    Trote da Raposa
    Mario Adnet violão

    Canção para Inglês ver
    Mario Adnet violão e voz
    Maúcha, Inês, Muiza e Chico Adnet vocal
    Chico Adnet arranjo vocal
    Cristóvão Bastos teclado
    Arthur Maia baixo
    Paulinho Braga bateria

Ficha técnica

edição de 1995
Um projeto de Hélio Sigres e Mario Adnet
Produzido por Rodrigo Campello
Concepção, arranjos e direção musical Mario Adnet
Gravado no Estúdio Impressão Digital (RJ), entre novembro e dezembro de 1992
Engenheiros de gravação Marcelo Saboia e Marcos Saboia
Assistentes Geraldo Tavares e Marcello Hoffer
Gravações adicionais nos estúdios Chorus, Cia. dos Técnicos e Transamérica
Engenheiros de gravação Marcos Caminha (Chorus)Ronaldo Lima (Cia. dos Técnicos) e Eduardo Costa (Transamérica)

edição de 2004
Um projeto de Hélio Sigres e Mario Adnet
Produzido por Rodrigo Campello
Concepção, arranjos e direção musical Mario Adnet
Gravado no Estúdio Impressão Digital (RJ), entre setembro

João Gilberto falou pelo telefone: “Mario, nunca deixe de fazer arranjos para as canções que você gosta”. Discípulo atento, o compositor, violonista, cantor e, naturalmente, arranjador, Mario Adnet jamais deixou de seguir o conselho do mestre. Foi assim que, por volta de 1990, Adnet escreveu um arranjo para o clássico “Maracangalha”, de Dorival Caymmi. Animado com o resultado, arregimentou alguns músicos e fez uma gravação do tema que sua irmã, Maucha, levou em cassete para Tom Jobim escutar, em Nova York.

Tom gostou tanto que se recusou a devolver a fita a Maucha. Passou a tocar o arranjo de Mario e incorporou-o ao repertório de sua banda nos shows que fazia no Brasil e no exterior. Três anos depois, foi a vez de Mario convidar o maestro para participar de seu primeiro CD, este “Pedra Bonita” que a Biscoito Fino reedita agora, originalmente lançado em 1994, pela BMG japonesa.

“Ele acabou gravando o arranjo, com algumas modificações, também em seu último trabalho, “Antonio Brasileiro”. Tom vivia me cobrando: cadê o disco? Acabei entregando um exemplar pra ele pouco antes de sua última viagem para Nova York” – conta Mario, que lançou o disco em turnê no Japão, um mês depois da morte do maestro.

Seguindo o conselho de João, Adnet inclui mais dois arranjos para clássicos da música brasileira em “Pedra Bonita”: “Cadê Mimi”, marcha de Braguinha imortalizada por Mario Reis, e a nonsense “Canção para inglês ver”, de Lamartine Babo. “Sempre curti aquela maneira mansa de cantar do Mario Reis, que influenciou o próprio João. A música do Lamartine eu conheci quando garoto, cantada por um amigo da família, que me ensinou a letra cheia de erros. Optei por gravar como aprendi em homenagem a ele”, destaca Adnet.

O arranjador abre espaço também para o compositor, de temas e canções. Dentre as instrumentais, o choro “Enviesado”(em parceria com Alberto Rosemblit); o baião “Macunaíma suíte” conta com Jaques Morelenbaum no violoncelo; a peça para piano “Pálida”, com participação de Ivan Lins; o fox “Trote da raposa”, peça para violão composta quando Mario tinha 17 anos; o samba “Pedra bonita”, que dá nome ao disco.

Adnet apresenta seis canções inéditas, metade em parceira com o poeta Bernardo Vilhena – “Do dia pra noite”; “Vocês querem ouvir jazz”, com voz de Joyce; “GeraldoFla”, com participações de Lobão e Paulo Moura, em homenagem ao craque do Flamengo Geraldo, falecido ainda jovem na década de 70.

Cláudio Nucci participa de “Quase”, com letra de Carlos Sandroni.

A parceria com Nucci, “Desafinada”, tem vocais de Maúcha Adnet e piano de Cristóvão Bastos. “Angra”, de Adnet, Rodrigo Campello e Carlos Sandroni traz a cantora Lisa Ono, com quem Mario excursionou no Japão, no lançamento de “Pedra Bonita”. “As pessoas me perguntam se sou instrumentista, cantor ou arranjador. Neste CD, quis mostrar as várias vertentes que cabem no meu trabalho. Como me falou Antonio Adolfo, dá pra fazer um álbum diferente de cada uma das faixas deste disco”, resume. (Julio Mouta – Básica)