Vinicius & Os Maestros

2011

Adnet Mvsica

  1. Em algum lugar (Claudio Santoro)

    Em algum lugar

    (Claudio Santoro)

    Ficha técnica

    Voz Tatiana Parra
    Baixo Jorge Helder
    Flauta Eduardo Neves
    Flauta em sol Paulo Guimarães
    Clarinete Leve Chaves
    Trompa Philip Doyle
    Harpa Jennifer Campbell
    Orquestra de cordas*

  2. Triste de quem (Moacir Santos / Vinicius de Moraes)

    Triste de quem

    (Moacir Santos / Vinicius de Moraes)

    Ficha técnica

    Voz Joyce Moreno
    Guitarra Leonardo Amuedo
    Piano Marco Nimrichter
    Baixo Jorge Helder
    Bateria Jurim Moreira
    Percussão Armando Marçal
    Trompas Philip Doyle e Antonio Augusto
    Trompetes Jésse Sados e Aquiles Moraes
    Trombone Everson Moraes
    Trombone baixo Gilberto Oliveira
    Orquestra de cordas*

  3. Consolação (Baden Powell / Vinicius de Moraes)

    Consolação

    (Baden Powell / Vinicius de Moraes)

    Ficha técnica

    Voz Sergio Santos
    Violão Mario Adnet
    Guitarra Leonardo Amuedo
    Piano Marcos Nimrichter
    Baixo Jorge Helder
    Bateria Jurim Moreira
    Percussão Armando Marçal
    Sax alto Pedro Paes
    Sax Tenor Marcelo Martins
    Sax barítono Henrique Band
    Trompas Philip Doyle e Antonio Augusto
    Trompetes Jésse Sadoc e Aquiles Moraes
    Trombone Everson Moraes
    Trombone baixo Gilberto Oliveira
    Orquestra de cordas*

  4. Lembre-se (Moacir Santos / Vinicius de Moraes)

    Lembre-se

    (Moacir Santos / Vinicius de Moraes)

    Ficha técnica

    Voz Dori Caymmi
    Violão Mario Adnet
    Piano Marco Nimrichter
    Baixo Jorge Helder
    Bateria Jurim Moreira
    Percussão Armando Marçal
    Flauta Eduardo Neves
    Clarinete Levi Chave
    Sax alto Pedro Paes
    Sac tenor Marcelo Martins
    Sax barítono Henrique Band
    Trompa Philip Doyle
    Trompetes Jésse Sadoc e Aquiles Moraes
    Trombone Everson Moraes
    Trombone baixo Gilberto Oliveira
    Orquestra de cordas*

  5. A santinha lá da terra (Moacir Santos / Vinicius de Moraes)

    A santinha lá da terra

    (Moacir Santos / Vinicius de Moraes)

    Ficha técnica

    Voz Mônica Slamaso
    Flauta Eduardo Neves
    Flauta em sol Paulo Guimarães
    Oboé Joel Gisiger
    Clarinete Levi Chaves
    Fagote Francisco Formiga
    Trompa Antonio Augusto
    Trompete Aquiles Moraes
    Trombone Everson Moraes
    Orquestra de cordas*

  6. Acalanto da rosa (Caudio Santoro / Vinicius de Moraes)

    Acalanto da rosa

    (Caudio Santoro / Vinicius de Moraes)

    Ficha técnica

    Voz Mario Adnet
    Baixo Jorge Helder
    Flautas Eduardo Neves e Paulo Guimarães
    Oboé Joel Gisiger
    Clarinetes Levi Chaves e Joana Adnet
    Fagote Francisco Formiga
    Trompa Philip Doyle
    Harpa Jennifer Campbell
    Orquestra de cordas*

  7. Samba em prelúdio (Baden Powell / Vinicius de Moraes)

    Samba em prelúdio

    (Baden Powell / Vinicius de Moraes)

    Ficha técnica

    Vozes Tatiana Parra e Dori Caymmi
    Violão Mario Adnet
    Piano Marcos Nimrichter
    Baixo Jorge Helder
    Bateria Jurim Moreira
    Flauta Eduardo Neves
    Flauta em sol Paulo Guimarães
    Clarinete Levi Chaves
    Sax alto Pedro Paes
    Sax tenor Marcelo Martins
    Sax barítono Henrique Band
    Trompa Philip Doyle
    Trompete Aquiles Moraes
    Trombone Everson Moraes
    Orquestra de cordas*

  8. Se você disser que sim (Moacir Santos / Vinicius de Moraes)

    Se você disser que sim

    (Moacir Santos / Vinicius de Moraes)

    Ficha técnica

    Vozes Joyce Moreno e Sergio Santos
    Violão Mario Adnet
    Piano Marcos Nimrichter
    Baixo Jorge Helder
    Bateria Jurim Moreira
    Percussão Armando Marçal
    Flautas Eduardo Neves e Paulo Guimarães
    Clarinete Levi Chaves
    Sax alto Pedro Paes
    Sax tenor Marcelo Martins
    Sax barítono Henrique Band
    Trompa Philip Doyle
    Trompete Aquiles Moraes
    Trombone Everson Moraes
    Trombone baixo Gilberto Oliveira

  9. Luar do meu bem (Claudio Santoro / Vinicius de Moraes)

    Luar do meu bem

    (Claudio Santoro / Vinicius de Moraes)

    Ficha técnica

    Vozes Mônica Salmaso e Mario Adnet
    Piano Marcos Nimrichter
    Baixo Jorge Helder
    Bateria Jurim Moreira
    Flautas Eduardo Neves e Paulo Guimarães
    Oboé Joel Gisiger
    Clarinetes Levi Chaves e Joana Adnet
    Fagote Francisco Formiga
    Trompa Philip Doyle
    Harpa Jennifer Cambell
    Orquestra de cordas*

  10. Valsa de Eurídice (Vinicius de Moraes)

    Valsa de Eurídice

    (Vinicius de Moraes)

    Ficha técnica

    Vozes Tatiana Parra e Mario Adnet
    instrumentista convidado, piano Philippe Baden Powell
    Violão Mario Adnet
    Baixo Jorge Helder
    Bateria Jurim Moreira
    Flautas Eduardo Neves e Paulo Guimarães
    Clarinetes Levi Chaves e Joana Adnet
    Sax tenor Marcelo Martins
    Sax barítono Henrique Band
    Trompa Philip Doyle
    Trompete Aquiles Moraes
    Trombone Everson Moraes
    Orquestra de cordas*

  11. Medo de amar (Vinicius de Moraes)

    Medo de amar

    (Vinicius de Moraes)

    Ficha técnica

    Voz Joyce Moreno
    Violão Mario Adnet
    Piano Marcos Nimrichter
    Baixo Jorge Helder
    Bateria Jurim Moreira
    Flauta Eduardo Neves
    Clarinete Levi Chabes
    Sax alto Pedro Paes
    Sax tenor Marcelo Martins
    Sax barítono Henrique Band
    Trompa Antonio Augusto
    Trompete Aquiles Moraes
    Trombone Everson Moraes
    Orquestra de cordas*

  12. Mundo melhor (Pinxinguinha / Vinicius de Moraes)

    Mundo melhor

    (Pinxinguinha / Vinicius de Moraes)

    Ficha técnica

    Voz Sergio Santos
    Violão Mario Adnet
    Piano Marcos Nimrichter
    Baixo Jorge Helder
    Bateria Jurim Moreira
    Percussão Armando Marçal
    Flauta Eduardo Neves
    Clarinete Levi Chaves
    Sax alto Pedro Paes
    Sax tenor Marcelo Martins
    Sax barítono Henrique Band
    Trompa Antonio Augusto
    Trompete Aquiles Moraes
    Trombone Everson Moraes
    Orquestras de cordas*

  13. Lamento (Pixinguinha / Vinicius de Moraes)

    Lamento

    (Pixinguinha / Vinicius de Moraes)

    Ficha técnica

    Voz Dori Caymmi
    Violão Mario Adnet
    Piano Marcos Nimrichter
    Baixo Jorge Helder
    Bateria Jurim Moreira
    Flautas Eduardo Neves e Paulo Guimarães
    Clarinetes Levi Chaves e Joana Adnet
    Sax alto Pedro Paes
    SAx tenor Marcelo Martins
    Trompa Philip Doyle
    Trompete Aquiles Moraes
    Trombone Everson Moraes
    Orquestra de cordas*

  14. Canção de ninar meu bem (Baden Powell / Vinicius de Moraes)

    Canção de ninar meu bem

    (Baden Powell / Vinicius de Moraes)

    Ficha técnica

    Voz Dori Caymmi
    Violão Mario Adnet
    Piano Marcos Nimrichter
    Baixo Jorge Helder
    Bateria Jurim Moreira
    Flautas Eduardo Neves e Paulo Guimarães
    Clarinetes Levi Chaves e Joana Adnet
    Sax alto Pedro Paes
    Sax tenor Marcelo Martins
    Trompa Philip Doyle
    trompete Aquiles Moraes
    Trombone Everson Moraes
    Orquestra de cordas*

  15. Canto de Xangô (Baden Powel / Vinicius de Moraes)

    Canto de Xangô

    (Baden Powel / Vinicius de Moraes)

    Ficha técnica

    Vozes Joyce Moreno, Mônica Slamaso, Tatiana Parra, Dori Caymmi, Mario Adnet e Sergio Santos
    Violão Mario Adnet
    Piano Marcos Nimrichter
    Baixo Jorge Helder
    Bateria Jurim Moreira
    Percussão Armando Marçal
    Flautas Eduardo Neves e Paulo Guimarães
    Sax alto Pedro Paes
    Saz tenor Marcelo Martins
    Sax barítono Henrique Band
    Trompas Philip Doyle e Antonio Augusto
    Trompetes Jésse Sadoc e Aquiles Moraes
    Trombone Everson Moraes
    Trobone baixo Gilberto Oliveira
    Orquestra de cordas*

Ficha técnica

Direção musical e arranjos Mario Adnet
Coordenação e Direção de produção Mariza Adnet
Assistentes de Direção musical Joana Adnet e Antonia Adnet
Revisão e digitalização de partituras Antonia Adnet, Everson Moraes e Joana Adnet
Produção Executiva (SP) Nuñez Nuñes Gestão Cultural
Assistente de produção (SP) Vera Aranha

Gravado nos estúdios Mega (RJ), Na Cena (SP), Biscoito Fino (RJ), e Ministereo (RJ)
Engenheiros de gravação Duda Mello, Marcio Gama, Rodrigo Funai Costa, Gabirel Pinheiro e Rodrigo Campello
Assistentes Leo Ribeiro (Estúdios Mega) e Lucas Ariel (Biscoito Fino)
Engenheiro assistente Lucas Caramuru
Edições adicionais Henrique Vilhena, Gustavo Krebs e Lucas Caramuru
Mixado por Duda Mello no estúdio Rockit! (RJ)
Masterizado por Carlos Freitas no estúdio Classic Master

Fotografia capa Leonardo Avesa
Fotografia em estúdio Nelson Faria (RJ) e Dani Gurgel (SP)
Fotografia Vinicius e Pixinguinha Acervo VM
Fotografia Vinicius e Baden Pedro de Moraes
Fotografia de Vinicius e Moacir Acervo pessoal / DR
Fotografia Claudio Santoro Acervo pessoal / DR
Fotografia Mario e Philippe Juliana Torres
Fotografia Mario e Moacir / Mario e Baden Guto Costa
Projeto gráfico Elianne Jobim, Renata Ratto e Duda Moraes
Assessoria jurídica Maria Luiza Fernandes

Agradecimentos especiais
Marcos Caetano, Luiza Clark e Marcelo Motta Pacheco Fernandes pelo empenho e carinho ao nosso projeto.

Agradecimentos
Renata Lima, Pedro Lago, Izabel Andrade Ramos e Família Baden Powell

Após trabalhar em discos e espetáculos as obras de Moacir Santos, Tom Jobim, Baden Powell, Villa-Lobos, George Gershwin e Luiz Eça, o arranjador, compositor, violonista e produtor musical Mario Adnet se volta para parte da obra musical de Vinicius de Moraes, poeta que teve como parceiros alguns dos mais importantes músicos do Brasil. No projeto, CD (lançado pela Universal) e concerto, Vinicius & Os Maestros, Adnet focaliza parte menos conhecida do repertório criado por Vinicius com Claudio Santoro, Pixinguinha, Moacir Santos e Baden Powell. “Preferi não ter o Tom Jobim dessa vez”, diz Mario, “porque Tom & Vinicius é um caso à parte”.

O lançamento nacional de Vinicius & Os Maestros acontece em espetáculo único em 6 de dezembro, terça-feira, às 21 horas, no Auditório Ibirapuera.

Tanto no palco como no disco, a música arranjada e dirigida por Mario Adnet é interpretada por um grupo de extraordinários músicos e intérpretes: Dori Caymmi, Joyce, Mônica Salmaso, Sérgio Santos e Tatiana Parra; Marcos Nimrichter (piano), Leonardo Amuedo (guitarra), Jefferson Lescowich (baixo), Jurim Moreira (bateria), Armando Marçal (percussão), Eduardo Neves e Teco Cardoso (flautas), Ubaldo Versolato (sax alto/clarinete), Marcelo Martins (sax tenor), Henrique Band (sax barítono), Aquiles Moraes e Jessé Sadoc (trompetes) e Eveson Moraes (trombone). O maestro Claudio Cruz é o regente convidado de uma orquestra de cinquenta e quatro músicos de sopros e cordas, formada exclusivamente para o projeto, que participam do CD e do espetáculo.

No repertório, estão as seguintes músicas, com seus respectivos vocalistas: Em algum lugar (Vinicius de Moraes/Claudio Santoro) cantada por Tatiana Parra; Triste de quem (VM/Moacir Santos) por Joyce; Consolação (VM/Baden Powell) por Sérgio Santos; Lembre-se(VM/Moacir Santos) por Dori Caymmi; A Santinha lá da Serra (VM/Moacir Santos) com Mônica Salmaso; Acalanto da Rosa(VM/Claudio Santoro) com Mario Adnet; Samba em prelúdio(VM/Baden Powell) com Dori e Tatiana; Se você disser que sim(VM/Moacir Santos) com Joyce e Sérgio Santos; Luar do meu bem(VM/Claudio Santoro) com Mario e Mônica; Valsa de Eurídice(Vinicius de Moraes), com Mario e Tatiana; Medo de amar (Vinicius de Moraes) com Joyce; Mundo melhor (VM/Pixinguinha) com Sérgio Santos; Lamento (VM/Pixinguinha) com Dori Caymmi; Canção de ninar meu bem (Vinicius/Baden Powell) com Mônica Salmaso, e Canto de Xangô (Vinicius e Baden Powell) com todos: Joyce, Mônica Salmaso, Tatiana Parra, Dori Caymmi, Mario Adnet e Sérgio Santos.

Em 31 anos de carreira, Mario Adnet assina 15 CDs próprios como intérprete, compositor, arranjador e produtor. Entre eles, os clássicos Ouro Negro (em parceria com Zé Nogueira), sobre a obra do compositor Moacir Santos, e Jobim Sinfônico, com Paulo Jobim, que recebeu o Grammy Latino 2004. Além desses, revisitou as obras de Moacir Santos (Choros & Alegria), Tom Jobim (Jobim Jazz I e II), Villa Lobos (Coração Popular), Luiz Eça (Reencontros) e Baden Powell (AfroSambaJazz). E uma dupla de compositores tão excepcional que não existiu: Para Gershwin & Jobim I e II. Em maio de 2010 se apresentou com a Banda Ouro Negro no Jazz at Lincoln Center em Nova Iorque, a convite de Wynton Marsalis, em duas noites dedicadas à música do maestro Moacir Santos. O trabalho de Mario Adnet como músico e pesquisador é único no Brasil.

Vinicius & Os Maestros – Fatos e Casos, por Mario Adnet

Ao longo de sua vida, Vinicius de Moraes passou (batido) por diversas fases e muitos parceiros. Era um aglutinador, tinha faro para pessoas de talento e sua inquietude mudou para sempre o rumo da música brasileira. Acho que não é preciso citar o que ele fez de mais conhecido, ou seja, a maior parte de sua obra. Escolhi um repertório mais raro, que cobre menos de uma década, de meados dos anos cinquenta, até o início dos anos sessenta.

Na seleção, estão três das treze canções que fez com Claudio Santoro: Em algum lugarAcalanto da Rosa e Luar do meu bem e duas canções com Pixinguinha, compostas para a trilha do filme Sol sobre a lama, de Alex Vianny (1963): Lamento e Mundo melhor.

São quatro canções da parceria com Moacir Santos: Lembre-seA santinha lá da serraSe você disser que sim e Triste de quem; além delas, estão duas de Vinicius, letra e música: Valsa de Eurídice e Medo de amar, e quatro canções com Baden Powell: Canção de ninar meu bem, a primeira parceria dos dois, e as conhecidas ConsolaçãoSamba em prelúdio e Canto de Xangô.

Vinicius é o homenageado desse projeto, mas devo confessar o meu carinho especial pelo quarteto dos maestros escolhidos. Preferi não incluir o Tom Jobim dessa vez, por já ter feito vários projetos sobre sua obra e, também, porque Vinicius e Tom talvez sejam um caso à parte.

Foi Jobim quem me despertou a curiosidade sobre Claudio Santoro. Ele falava bem do Santoro, assim como falava bem do Villa-Lobos, de Pixinguinha, de Caymmi e de outros nomes importantes da música brasileira, no mesmo nível. Mais tarde, Moacir Santos contou que havia sido aluno de Santoro e comecei a me interessar por essas ligações. Então temos o Moacir, aluno do Santoro e professor do Baden.

Baden tinha também uma forte ligação com Pixinguinha. A viúva de Baden descobriu agora em outubro de 2011, em sua casa, uma caixa de partituras de canções de Claudio Santoro com indicações (em alemão) para ele gravar, projeto este que nunca aconteceu. Pixinguinha foi maestro de uma orquestra de rádio que tinha como spalla o maestro Claudio Santoro, a quem fazia questão de dizer sempre que estava no lugar errado.

Ainda há muitas boas histórias por desvendar mas acho que o repertório escolhido fala por si, e melhor ainda, nas vozes especiais de Dori, Joyce, Mônica, Sergio e Tatiana, acompanhados por esse maravilhoso time de músicos aqui presente.

A escolha dos intérpretes foi afetiva. Dori é uma referência muito forte pra mim por tudo o que representa. Joyce é outra, amiga de longa data e a primeira a me dar boas oportunidades de trabalho. Os dois conviveram muito com Vinicius em shows e turnês. Mônica também não poderia faltar com a sua natural elegância e musicalidade e tem participado de diversos trabalhos que faço. Sérgio, um compositor e cantor talentosíssimo, amigo de muitos anos com quem tenho o prazer de trabalhar pela primeira vez, assim como Tatiana, que me impressionou pelo timbre, musicalidade e entrega.